PORTIMÃO TEM MAIS DO QUE PRAIA - ALGARVE - CABELUDO EM PORTUGAL - LUGARES ENCANTADORES EP 01

64 Views
Published
São vários os lugares encantadores de Portimão. O primeiro que quero mostrar, numa série de muitos, é o Jardim 1º de dezembro.
Construído no início dos anos 30, como resultado do período de obras públicas que então se registaram em Portimão, o Jardim 1º de dezembro corresponde à ideologia de local de estadia típica deste período. Caracteriza-se pela utilização no seu mobiliário urbano de um conjunto de bancos de jardim de revestimento decorativo a azulejo, concebidos pelos autores da Fábrica de Sacavém, em 1930. Na decoração encontra-se patente uma série de composições que procuram enaltecer figuras e episódios relevantes da identidade pátria.
O largo 1º de dezembro, na baixa da cidade, é constituído pelo Palácio Sárrea, o qual foi construído a partir de um edifício já existente, apresentando reminiscências barrocas num conjunto marcadamente neoclássico. A sua construção foi terminada entre 1793 e 1796. Este pertenceu à família Sárrea, grandes proprietários, desempenhando importantes cargos nas estruturas militares e económicas, que lhes valeram a inclusão nas oligarquias políticas municipais. Com o advento da República, o edifício ganha novas funções, sendo adquirido pelo executivo camarário em 1915, onde se instalam os Paços do Concelho, até 1956. Neste edifício funcionaram ainda outros serviços públicos como o primeiro Posto de Correios e Telégrafos, Biblioteca Municipal, Posto de Turismo, Guarda Nacional Republicana e o Tribunal da Comarca, funcionando agora, depois de uma grande renovação, como Teatro Municipal. Fronteiro ao Palácio Sárrea, existiu uma praça, designada Praça do Município, devido à instalação da Câmara Municipal, naquele edifício, em 1915. Em 1931, como resultado do período de obras públicas que então se registaram em Portimão, é implantado o Jardim 1º de dezembro, cujo acesso é feito por uma escadaria de pedra, ladeada de candeeiros Arte Nova, representando figuras femininas erguendo globos de vidros foscos. Como peça mobiliária urbana é dotada de um conjunto de bancos de jardim de revestimento decorativo a azulejo, da Fábrica de Sacavém, representando quadros da História de Portugal, designadamente:
• A Fundação da Nacionalidade;
• A Batalha de Aljubarrota;
• A Chegada de Vasco da Gama à Índia
• A Tomada de Ceuta;
• A Restauração de Portugal;
• A Primeira Constituição Portuguesa;
• A Outorga da Carta Constitucional;
• A descoberta do Brasil por Pedro Alvares Cabral;
• A Consolidação do Império Colonial Português; -A Implantação da República.

Passou à designação atual em 1956, quando da mudança dos serviços camarários para as atuais instalações no palácio Bívar, no Largo 1º de maio.

Se Inscreva ????
https://www.youtube.com/c/cabeludoemportugal

REDES SOCIAIS
Siga no Insta ????
@cabeludoemportugal

Curta no Face ????
Face cabeludoemportugal

NOSSO CONTATO
cabeludoemportugal@gmail.com


#algarve
#brasileirosemportugal
#viveremportugal
Category
Algarve
Be the first to comment