Vila de Alcoutim - Algarve - Portugal

107 Views
Published
A Vila de Alcoutim, sede do concelho de Alcoutim, localiza-se no Nordeste Algarvio, junto à fronteira natural com Espanha - o Rio Guadiana. A riqueza de minérios da região e o seu antigo porto fluvial atraíram diversos povos: os fenícios, os gregos, os romanos e os mouros.
Esta vila foi conquistada em 1240 aos mouros, no reinado de D. Sancho II, que a integrou no território português. Em 1304, D. Dinis concedeu foral a Alcoutim e iniciou-se a repovoação e a fortificação da vila. Em 1371, foi assinado o tratado de Paz de Alcoutim, entre o rei de Portugal D. Fernando I e o rei de Castela D. Henrique II. Em 1520, D. Manuel reformou o foral e elevou a vila a condado. Em 1833/34, ocorreram os últimos conflitos entre as duas margens do Rio Guadiana.
Gentílico: Alcoutenejo
No centro histórico desta vila serrana encontram-se preservadas as típicas ruas estreitas e íngremes de xisto, e o casario branco disposto no anfiteatro das colinas.
Na Vila de Alcoutim existem diversos pontos de interesse, tais como: a Casa Baluarte; a antiga Casa dos Condes; o Castelo de Alcoutim; a Escadaria Barroca; a Igreja Matriz de São Salvador; o Monumento ao Contrabandista; o Monumento ao Guarda Fiscal; e o Mural de Azulejos História e Etnografia de Alcoutim.
A Casa Baluarte data provavelmente do séc. XVII. Este edifício apresenta as paredes abaluartadas, demonstrando a sua capacidade para poder ter albergado o antigo Corpo de Guarda de Alcoutim. Posteriormente, no final do séc. XVII e início do séc. XVIII, foi remodelado a fim de se adaptar a novas funções militares.
A Casa dos Condes data da época medieval e terá sido a antiga residência dos Condes de Alcoutim. Este edifício foi remodelado nos séculos XVII e XVIII. Apresenta uma arquitetura simples, sobressaindo a escadaria de duplo acesso na entrada principal. Em 1997/8, esta casa foi remodelada pela autarquia e passou a albergar a Biblioteca Municipal de Alcoutim.
O Castelo de Alcoutim foi construído no séc. XIV, com os objetivos de defender a fronteira e controlar o comércio no Rio Guadiana. Localiza-se numa encosta sobranceira à Ribeira de Cadavais e ao Rio Guadiana. Este monumento foi alvo de remodelações nos séculos XVI, XVII e XVIII.
Este castelo, de planta quadrangular, tem 2 portas ogivais que permitem aceder ao recinto ajardinado. No interior encontram-se o Núcleo Museológico de Arqueologia desde 2000, onde estão expostos os achados arqueológicos do concelho; e a Exposição Jogos Intemporais – Exposição de Tabuleiros e Pedras de Jogos do Castelo Velho de Alcoutim, no antigo paiol, desde 2005. As muralhas possibilitam uma vista panorâmica privilegiada sobre a vila e a sua envolvente.
A Escadaria Barroca foi construída na 2ª metade do séc. XVII e início do séc. XVIII, a fim de servir de ligação entre a Vila de Alcoutim e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Trata-se de uma escadaria circular, constituída por um patamar e dois lances de escadas opostos.
A Igreja Matriz de São Salvador foi edificada em meados do séc. XIV e reconstruída na 2ª metade do séc. XVI. É um dos melhores exemplares do Renascimento no Algarve. No portal principal encontra-se um escudo com a palavra “ALLEO” entre ramos de azinheira entrelaçados. O seu interior é constituído por 3 naves e ostenta arcarias assentes em colunas com capitéis coríntios.
O Monumento ao Contrabandista e o Monumento ao Guarda Fiscal homenageiam duas figuras populares na história da Vila de Alcoutim. Estes monumentos são da autoria de Teresa Paulino e Pedro Félix.
O Mural de Azulejos História e Etnografia de Alcoutim foi inaugurado em 2005. Neste mural encontram-se painéis de azulejos com desenhos da autoria de Carlos Luz.

Mais informações em:
http://algarvemeualgarve.blogspot.pt
https://www.facebook.com/AlgarveMeuAlgarve
Category
Algarve
Be the first to comment