Vila de Monchique - Algarve - Portugal

93 Views
Published
A vila de Monchique é a sede do concelho de Monchique. Trata-se da vila mais alta do Algarve uma vez que se encontra a 458 metros de altitude. Situa-se na Serra de Monchique, entre o Pico da Fóia e o Pico da Picota.
As diferentes culturas que se estabeleceram nesta serra, ao longo do tempo, levaram ao atual topónimo - Serra de Monchique. Os muçulmanos deram-lhe o nome de Munt Šāqir, que significa “Montanha Sagrada”.
Monchique foi elevada a vila pelo rei D. José I, em 1773, deixando de pertencer ao concelho de Silves.
Nesta vila serrana predominam as ruas estreitas e as típicas casas brancas com as portas e as janelas emolduradas de cor e as chaminés de saia. A base destas chaminés abrange normalmente toda a largura da cozinha. Foram instaladas, em várias zonas da vila, diversas estátuas que simbolizam as personagens típicas da população de Monchique. Encontram-se também por toda a vila várias fontes de água potável e predominam diversas camélias.
Gentílico: Monchiquense

O Miradouro de São Sebastião permite avistar, de forma privilegiada, toda a vila de Monchique e a sua área envolvente.

O Parque Urbano situa-se num vale, junto a uma ribeira.
Encontra-se aqui uma Araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla). Esta árvore centenária é nativa da ilha australiana Norfolk. Tem cerca de 37 metros de altura e o seu perímetro da base atinge 10 metros.

A Igreja Matriz de Monchique, também denominada Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, data provavelmente do final do séc. XV e princípio do séc. XVI.
O seu portal principal apresenta um estilo manuelino e encontra-se representado no Portugal dos Pequeninos, em Coimbra. Este portal exibe colunas retorcidas que terminam em pináculos.
O interior é constituído por 3 naves. Na Capela-mor o retábulo de talha dourada (séc. XVIII) ostenta no arco um anjo segurando a lua e outro anjo segurando o sol. Numa capela pode-se apreciar uma abóboda manuelina, revestida de azulejos do séc. XVII. Os capitéis das colunas são constituídos por cordões torcidos. Existem aqui diversas esculturas religiosas.

A Igreja da Misericórdia data do séc. XVIII. No interior predomina a talha dourada.

O Convento de Nossa Senhora do Desterro data do séc. XVII. Foi fundado em 1631 por Pero da Silva, o “Mole”, que mais tarde foi vice-rei da Índia.
Este convento pertence à Ordem de S. Francisco, que desempenhou um papel fundamental na alfabetização da população local e na aplicação de técnicas agrícolas para melhorar o aproveitamento da terra.
Desde o terramoto de 1755 que este convento franciscano se encontra em ruínas. Situa-se no topo de um cerro, que permite desfrutar de belas paisagens sobre a Vila de Monchique e a serra em volta. Está rodeado por árvores.
O convento apresenta uma arquitetura manuelina. Encontra-se aqui a Fonte dos Passarinhos, que era revestida com azulejos, mostrando aves em diversas posições.

Mais informações em:
http://algarvemeualgarve.blogspot.pt
https://www.facebook.com/AlgarveMeuAlgarve
Category
Algarve
Be the first to comment