Vila do Bispo - Algarve - Portugal

97 Views
Published
No princípio do séc. XVI, o rei D. Manuel I doou a antiga aldeia medieval de Santa Maria do Cabo ao Bispo de Silves, D. Fernando Coutinho. Desde então, esta localidade passou a ser conhecida por Aldeia do Bispo. A 26 de agosto de 1662, foi elevada a Vila por deliberação do rei D. Afonso VI, passando então a designar-se por Vila do Bispo.
Vila do Bispo, sede do concelho de Vila do Bispo, situa-se numa pequena elevação, sobranceira à Estrada Nacional 125. Nesta vila predominam as ruas sinuosas com casas caiadas de branco, com platibandas coloridas, degraus altos de lajes de granito junto às portas e chaminés rendilhadas.
Gentílico: Vilabispense
A primeira invocação da Igreja Matriz de Vila do Bispo foi a de Santa Maria do Cabo. Atualmente, o seu orago é Nossa Senhora da Conceição. Este templo data provavelmente do séc. XVI. No entanto, apresenta uma fachada do séc. XVIII. No interior predominam os azulejos e a talha dourada, ambos do séc. XVIII. O teto setecentista é composto por caixotões de madeira, pintados com motivos espirituais. Nesta igreja, predomina a arte barroca.
Os moinhos ainda existentes nesta vila foram transformados em habitações, mas continuam a recordar a antiga importância local no que diz respeito à moagem e ao fabrico de pão.
A designação Praça de Tanegashima evoca a geminação realizada em 1992, do município de Vila do Bispo com o seu congénere município japonês de Nishinoomote, situado na Ilha de Tanegashima, local onde os Portugueses atracaram pela primeira vez no séc. XVI. No centro desta praça sobressai um monumento, da autoria do artista plástico António Matos, que simboliza a união entre estas duas regiões. Encontram-se também nesta praça zonas de lazer, o edifício da Câmara Municipal que data de 1960 e o edifício do Centro Cultural que foi inaugurado em 2000.
No séc. XIX, Vila do Bispo era uma importante produtora de cereais, sendo por isso considerada o Celeiro do Algarve. Consequentemente, em 2003 foi inaugurado o monumento “O Celeiro do Algarve”. É da autoria de Mário Miranda. A espiga simboliza os cereais e os aros metálicos representam os cerros do concelho de Vila do Bispo.
O Centro de Interpretação de Vila do Bispo foi inaugurado em 2009 e encontra-se instalado no edifício do antigo Mercado Municipal. Este centro disponibiliza informações sobre a cultura e a história do concelho de Vila do Bispo.

Mais informações em:
http://algarvemeualgarve.blogspot.pt
https://www.facebook.com/AlgarveMeuAlgarve
Category
Algarve
Be the first to comment